quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Números de Emergência

Leia a Bíblia. Nela você encontrará as respostas de que necessita, pois ela é a "Palavra de Deus".

TELEFONES DE EMERGÊNCIA:

Quando você estiver triste, ligue João 14.

Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.

Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.

Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19,34.

Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.

Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.

Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.

Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.

Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13.

Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.

Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8:31-39.

Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11:25-30.

Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.

a palavra de Deus.

O último folheto

Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos. Numa tarde de domingo, quando chegou a hora do pastor e seu filho saírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito.O menino se agasalhou e disse: -’Ok, papai, estou pronto.’
E seu pai perguntou:
-’Pronto para quê?’
-’Pai, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos.’
Seu pai respondeu:
-’Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito.’
O menino olhou para o pai surpreso e perguntou:
-’Mas, pai, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?’
Seu pai respondeu: -’Filho, eu não vou sair nesse frio.’
Triste, o menino perguntou:
-’Pai, eu posso ir? Por favor!!!’
Seu pai hesitou por um momento e depois disse:
-’Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado, filho.’
-’Obrigado, pai!!!’
Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos evangelísticos a todos que via. Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta. Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar. De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:
-’O que eu posso fazer por você, meu filho?’
Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este pequeno menino disse:
-’Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR.’
Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:
-’Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!’
Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Papai Pastor estava no púlpito. Quando o culto começou ele perguntou:
- ‘Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?’
Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé.
Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.
- ‘Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem, antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver. Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei: -’Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora.’ Eu esperei e esperei, mas a campainha parecia tocar cada vez mais alto e era mais insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei: -’Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar.’ Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta, enquanto a campainha soava cada vez mais alto. Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou com voz de querubim:
-’Senhora, eu só vim aqui para dizer que JESUS A AMA MUITO.’
Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.
Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.
Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês veêm- eu agora sou uma FIlha Feliz do REI!!!
Já que o endereço da sua igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADA ao anjinho de Deus que no momento certo ‘livrou a minha alma de uma eternidade no inferno.
Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. E quando gritos de louvor e honra ao REI ecoaram por todo o edifício, o Papai Pastor desceu do púlpito e foi em direção à primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu filho nos braços e chorou copiosamente. Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este e provavelmente este universo nunca viu um pai tão transbordante de amor e honra por causa do seu filho… Exceto um. Este Pai também permitiu que o Seu Filho viesse a um mundo frio e tenebroso. Ele recebeu o Seu Filho de volta com gozo indescritível, todo o céu gritou louvores e honra ao Rei, o Pai assentou o Seu Filho num trono acima de todo principado e
potestade e lhe deu um nome que é acima de todo nome.

Bem aventurados são os olhos que veêm esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.
Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.
Não tenha medo ou vergonha de compartilhar esta mensagem maravilhosa.

Estou repassando. Li no "Blog do Moura"

domingo, 24 de agosto de 2008

Sfihas



Ingredientes:
3ogramas de fermento fresco de padaria (eu usei uma colher de sopa),
1 e 1/2 copo de água morna,
1 copo americano (pelo risco) de óleo ou 1 xícara de chá mal cheia,
1 colher( de sopa) de açúcar,
1 colher (de chá) de sal,
700gramas de farinha de trigo(aproximadamente),
1 gema para pincelar.

Modo de Fazer: Misturar o fermento no açúcar, até dissolver. Junte a água morna, sal e o óleo. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo com uma colher. De seguida amasse com as mãos, até que a massa fique bem ligada. Sove a massa, ou seja bata com ela na mesa. Tape com um pano e deixe a massa dobrar de volume, cerca de 1 hora. Depois de crescer, faça bolinhas com a massa e deixe estas bolinhas crescerem por 20 minutos. Comprima cada bolinhas entre as mãos, formando um circulo. Coloca o recheio e feche a sfiha. Leve ao forno a 180ºC por 25 a 30 minutos, dependendo do forno. Depois de uns 20minutos de forno, passe gema de ovo por cima e retorne rapidamente ao forno. Eu optei por modelar as sfihas semi-fechadas, pois assim o recheio assa de maneira uniforme.

Recheio: 600gramas de carne moída( diz-se "picada", em Portugal), 5 tomates sem pele e sem sementes cortadinhos em cubos, 1 cebola bem grande, salsa cortadinha, 1 colherinha de tempero caseiro(sal com alho esmagado), pimenta moída (do-reino ou preta), sumo de 1 limão pequeno. Misture todos os ingredientes e deixe repousar, por no mínimo, 30 minutos(aconselho preparar o recheio antes da massa, para tomar mais gosto). Entretanto antes de rechear as sfihas, escorra o recheio numa peneira de rede, aperte muito bem, desfazendo-se de todo o líquido.
Nota: O recheio assa junto com a massa, deve-se empregá-lo cru.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

"Pão de Azeitonas e Mortadela"


Hoje, finalmente resolvi fazer a maravilhosa receita do Pão de azeitonas do blog "Pecado da gula",(vale a pena visitar). Ficou tão bom que o meu marido comeu 3 fatias grandes ao lanche e olha que rende um pão bem grande. Vamos à receita, que parece complicada, mas na verdade é bem fácil. Só dei uns ajustes na quantidade de fermento, pois aqui em Portugal, embora estejamos no verão, a temperatura não está assim tão elevada e dentro do meu apartamento nota-se ainda mais fresco. Como não usei balança, também ajustei para medidas e a farinha calculei a "olho", conforme vai amassando percebe-se a necessidade ou não de empregar farinha a mais.

"Pão de Azeitonas e Mortadela"
Ingredientes:
300gramas de farinha de trigo,
1 colher cheinha(de sopa) de fermento de padeiro(Comprei no Pingo Doce),
2 colheres (de sopa) de açúcar,
1 colher (de café) de sal,
1 ovo,
1 xícara de chá de leite morno (mal cheia),
1 colher generosa de margarina,
1 lata de azeitonas pretas escorridas e secas com pano, retire os caroços e corte em pedaços,
300gramas de mortadela ( usei uma mortadela pequena inteira do "Mini-Preço")
1 gema para passar no pão depois de feito,
1 colheres de queijo ralado(Pode ser qualquer um, eu usei aquele dos sanduiches),
Farinha para trabalhar a massa na mesa.

Modo de fazer:
1º) Misture metade da farinha de trigo com o fermento, adicione o açúcar e o sal. Acrescente o ovo e o leite morno. Misture com uma colher até fazer se desfazer e levantar bolhas. Misture o resto da farinha e a margarina. Amasse muito bem, até que a massa se despregue das mãos. Evite o excesso de farinha, amassando muito bem . Bata com a massa na mesa por diversas vezes( mais ou menos 10 minutos), pois ficará super macia e fácil de modelar.Deixa descansar por cerca de 15 minutos.
2º) Abra a massa na mesa enfarinhada, em forma de quadrado e espalhe as azeitonas.
3º) Enrole como um tapete. Passe com o rolo por cima e enrole como tapete novamente. Faça uma bola. Sove com cuidado e volte para a bacia em que se amassou. Tape com panos limpos e secos. Deixa descansar até dobrar de volume.
4º)Abra a massa novamente em forma de quadrado e espalhe as rodelas de mortadela partidas ao meio.
5º) Enrole como um tapete, formando um rolo comprido.
6º) Abra este rolo ao meio com uma faca, no sentido do cumprimento, rasgando bem no meio do recheio. Faça uma trança. Coloque num tabuleiro untado e enfarinhado. Passe gema de ovo por cima e polvilhe com o queijo ralado.
7º) Aguarde até dobrar de volume. Pré-aqueça o forno a 200ºc. Coloque o pão na grade do meio do forno. Depois de estar no forno por 10 minutos baixe o forno para 160ºc e aguarde até estar douradinho.









segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Pequim 2008

Pequim 2008: 4

Empadão de liquidificador e Canja de Galinha



Empadão de Liquidificador

Ingredientes: 3 ovos, sal à gosto, 1 xícara (de chá) de óleo, 1 xícara(de chá) de leite, 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de queijo ralado (usei 1 fatia de queijo flamengo) pode ser qualquer queijo, 1 gema para pincelar, recheio de frango.
Bata os ovos, o óleo, o leite, o sal e o queijo por 5 minutos. Acrescente a farinha e bata por alguns instantes. Pode ser necessário pingar um pouco de leite a mais, dependendo da textura da massa. Essa massa deve ter a consistencia da massa de bolo. Num tabuleiro untado coloque metade da massa e sobre ela coloque o recheio. Cubra com a outra metade da massa e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos, utilize a grade do meio para evitar que queime o fundo. Retire depois de assado e pincele com gema, volte ao forno para gratinar.

Recheio de Frango: Numa panela coloque 1 frango lavado e cortado aos pedaços. Adicione sal, 2 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 knorr e 1 cebola. Quando cozido, retire da panela com uma espumadeira. reserve o líquido da cozedura do frango. Depois de frio desfia o frango e refoga com 1/2 cebola, 1 dente de alho. Acrescenta 1/2 xícara de massa de tomate, salsa picadinha e 1 lata de milho verde. Confira o sal e adicione 1 pitadinha de orégano(oregons) bem pouca.


Canja de Frango:

Leve ao fogo o líquido da cozedura do frango, adicione 1 cenoura picadinha e água se for necessário. Quando ferver acrescente 1 colher de ervilhas frescas(congeladas), salsa e 1/2 xícara de arroz lavado. Deixe cozer.
Dica: Antes de fazer o recheio do empadão reserve um pouquinho do frango desfiado para utilizar na canja.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sonho de Padaria ou Bolas de Berlim




Ingredientes:
4xícaras (de chá) de farinha de trigo,
3 colheres de açúcar bem cheias,
3 colheres de manteiga
2 gemas,
1 pitada de sal,
50 gramas de fermento de padaria,
1 xícara(de chá) de leite morno
.

Modo de fazer:
Comece por desfazer o fermento com o sal, bastando misturar bem com uma colher. Reserve. Numa bacia junte a farinha com o açúcar, as gemas, a manteiga. Misture o fermento reservado com o leite morno. Despeje sobre a bacia dos outros ingredientes e amasse muito bem. Numa mesa polvilhada com farinha sove bem a massa. Tape e deixe descansar por 15 minutos, tapado com um pano. A seguir faça bolas de tamanho médio com as mãos, achatando-as com as palmas das mãos(como se fosse um disco grosso). Coloque sobre assadeira untada e tape com um ou vários panos. Deixe dobrar de volume e frite em óleo, baixe o fogo para não ficar cru por dentro. Frite aos poucos e sem pressa, escorra em papel absorvente e passe por açúcar. Recheie com creme de pasteleiro ou leite condensado cozido em lata por 40 minutos na pressão.

Creme de pasteleiro
Ingredientes: 500ml de leite, 1 pitadinha de raspas de limão, 2 colheres rasas de farinha de trigo, 4 gemas passadas pela peneira, 1/2 xícara(de chá) de açúcar , 200 ml de creme de leite ou natas mimosa.
Modo de fazer: Misture muito bem a farinha no leite até dissolve-la completamente. Junte as gemas, as raspas de limão e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo bem até engrossar. Espere 6 minutos e desligue. Junte as natas mimosa. Bata este creme na batedeira por 10 a 15 minutos. Empregue frio.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Torta de Abacaxi

Ingredientes: 2 xícaras de açúcar, 100gr de manteiga ou margarina, 4 gemas, 4 claras em neve, 1 xícara de leite, 3 xícaras de farinha de trigo, caramelo(açúcar queimado), 1 abacaxi em rodelas.

Bata: 2 xícaras de açúcar com 100g de manteiga e 4 gemas. Junte 1 xícara de leite e 3 xícaras de farinha de trigo, continue a bater. Adicione 1 colher de pó royal e envolva suavemente 4 claras batidas em neve (ou castelo). Num tabuleiro ou refratário untado, coloque caramelo, espalhando por toda forma. Disponha sobre o caramelo fatias de abacaxi cru, sobre o abacaxi coloque a massa do bolo. Leve ao forno médio.

Pão

Pão de Batata Doce
Ingredientes: 1 tablete de fermento de padeiro (1 colher de sopa), 1 xícara de água morna, 1 e 1/2 xícara de fubá (em Portugal use farinha de milho), 250g de batata doce cozida e amassada, 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1/2 xícara de manteiga mole, 1colher (de chá) de sal.
Modo de fazer: Misture o fermento com a água, 1 xícara de fubá e deixa descansar por cerca de 10 minutos. adiciona a batata amassada, açúcar, a farinha, manteiga e o fubá restante. Amasse bem, faça pãezinhos e coloque em assadeira untada com manteiga. Pincele com gemas. Cubra e deixe crescer por 30 minutos antes de ir ao forno.

Pães



Brioche
Ingredientes:
1lata de leite condensado, 1 lata de água quente, 1 lata de óleo, 6 ovos, 45 gr de fermento de padeiro, 1 e 1/2 k de farinha de trigo, aproximadamente.
Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo (pode usar o mixer ou varinha).
Despeje para uma bacia e vá acrescentando farinha de trigo até obter uma massa homogenea e macia. Forme pãezinhos, com as mãos enfarinhadas, passe gema de ovo por cima. Coloque em assadeiras untadas para que cresça, tapado com panos. Para saber se está no ponto de ir ao forno, faça uma pequena bolinha da massa e coloque num copo de água, isto assim que a massa estiver pronta. Quando a bolinha flutuar é sinal que pode ir ao forno.


Pão de Nata
ingredientes: 4 ovos, 30g de fermento de padeiro, 1 xícara de leite morno, 1 xícara de açúcar, 1 xícara de natas ou creme de leite sem soro, 1 pitada de sal, 1 k de farinha de trigo.
Modo de fazer: Misture o fermento com 1 colher de açúcar, 2 colheres de farinha e o leite. Tape com um pano e deixe crescer por uns 15 minutos(vai depender do tempo). Em outra tigela, bata o ovo com um garfo e acrescente a nata e o resto do açúcar. Junte as duas misturas, juntando a farinha de trigo aos poucos, amassando muito bem, de modo que a massa se desprenda das mãos. Sove muito bem(bata com a massa na mesa). Faça bolinhas médias e passe com o rolo por cima de cada uma, depois enrole como um tapete, mas sem apertar, passe gema por cima. Coloque em assadeira untada, deixando espaço para o crescimento. Deixe os pães crescerem por cerca de 30 minutos, antes de ir ao forno. Fica no forno por cerca de 25 minutos.

Pão Doce
Ingredientes: 3 ovos,45 g de fermento de padeiro, 4 xícaras de água, 1 colher (de sobremesa ) de sal, 1 e 1/2 de açúcar, 3/4 de xícara de óleo.
Modo de fazer: Bata tudo e despeje em cima de 1k de farinha de trigo e vá amassando bem. Coloque metade da massa numa forma de bolo ingles untada. Deixe dobrar de volume e leve ao forno. Quando estiver assado, pincele com açúcar e água , ainda quente(2 colheres de açúcar para 1 de água bem diluída.

Pastel de Feira



Este é um clássico, talvez o grande desejo da maior parte dos brasucas que vivem aqui em Portugal. Eu própria não fico indiferente, pois procurei até encontrar uma receita que desse certo. Ai vai a receitinha:

Pastel de Feira:
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo,
1 ovo grande, 1 colher de sobremesa de sal, 1 colher de vinagre branco, 1/2 xícara de óleo, 1 dose de cachaça ( curiosamente aqui em Portugal chama-se "bagaço"), 1/2 xícara de água.
Modo de fazer: Coloque a farinha numa bacia, faça uma cova no meio, acrescentando todos os demais ingredientes, sendo que a água é colocada aos pouquinhos até ver o ponto certo da massa, que não pode ser húmida demais. Amasse bem com as mãos e sove bem a massa(ou seja, bata com a massa na mesa, por várias vezes). Abra com o rolo, sobre a mesa enfarinhada. Abra bem fininho, feche os pastéis com um garfo e frite em óleo muito, muito quente, por breves instantes.Escorre em papel.

sábado, 2 de agosto de 2008

Pavê da tia Márcia


Ingredientes para o creme de gemas:
1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 3 gemas e 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina.
Modo de fazer o creme de gemas: Leve ao fogo, mexendo até engrossar, de modo que se veja o fundo da panela. Desligue e acrescente 1 lata de creme de leite sem soro ou 1 caixinha de natas mimosa ( para Portugal). Reserve

Ingredientes para a montagem:
1 lata de abacaxi em calda, 400 gr de biscoito champanhe ou palitos la reine(Portugal), 100 gr de coco ralado de pacote.

Ingredientes da cobertura: 3 claras, 1 e 1/2 xícara de açúcar (usei menos, pouco mais de uma xícara), 1 lata de creme de leite sem soro ou uma caixinha de natas mimosa ( caso resida em Portugal).
Modo de fazer a cobertura: Bata, na batedeira, o açúcar com as claras, até formar picos (cerca de 20 minutos). Quando estiver feito, misture levemente o creme de leite e reserve.

Montando o pavê: Num refratário untado com margarina, coloque uma camada de biscoitos previamente passados pela calda do abacaxi. Sobre os biscoitos, despeje metade do creme de gemas. Sobre o creme polvilhe com coco ralado. Sobre o coco ralado coloque metade do abacaxi picadinho em cubos. Faça outra camada de biscoitos umidecidos em calda de abacaxi, sobre estes o creme de gemas, coco ralado e abacaxi picado. Regue com a cobertura, polvilhe com coco ralado e leve a gelar de um dia para o outro. Se preferir decore com algumas rodelas de abacaxi e cerejas.

Pavê da Tia Márcia





Quando o meu primogênito chegou a Portugal, pediu me para fazer um pavê de abacaxi, que segundo ele foi a tia márcia que o fez. Só ontem consegui a receita certa, pois fiz outros pavês, mas segundo ele não era tão delicioso. Não é que ele tinha mesmo razão! Pois é uma sobremesa delicada e sem sabor enjoativo. Entretanto vale lembrar que deve-se fazer de um dia para o outro. Ah, também pode substituir o biscoito por bolacha maisena ou maria, lógico que com o biscoito champanhe a sobremesa ganha um toque de requinte e delicadesa. Aproveite para mimar a sua família com esta doce surpresa.

Seja muito bem vindo!

"Se o teu barco quizer naufragar, lembre-se de que Jesus é o mestre e Ele vem andando sobre as águas. Se acaso você tiver que enfrentar um mar de tristezas, Deus abre o mar pra você passar. Se as portas estiverem fechadas, Ele abre as janelas do Céu e derrama chuvas de bençãos sobre a tua vida!"