segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Jardineira



Ingredientes:
500gr de carne bovina  (use aquela do strognof, a vitela), 1/2 cebola cortadinha, salsa q.b, 3 dentes de alho picados, 1 xícara (das de café) de polpa de tomate, 2 colheres (de sopa) de azeite ou óleo, sal e pimenta à gosto, 4 batatas cortadas em cubos, 2 cenouras em rodelas e algumas ervilhas congeladas.

Modo de fazer: Aqueça a panela e coloque o azeite. De seguida coloque a carne aos cubinhos, acrescentando o alho, a cebola e um pouco de salsa. Deixe frita por cerca de 5 minutos e adicione sal e pimenta moída( preta). Acrescente a polpa de tomate e cubra com água fervente. Tape e deixe cozer bem. Então acrescente as cenouras, as batatas e as ervilhas, verifique o sal e a quantidade de água e deixe cozer. Rende 4 porções.

domingo, 28 de setembro de 2008

Sopa de "parideira"


Ingredientes: 1/2 frango do campo ou galinha cortado aos bocados, sal, alho, 1/2 cebola cortadinha, colorau q.b, 2 colheres de azeite ou óleo, 1 folha de louro, água fervendo, 6 batatas médias em cubos.

Modo de fazer: Aqueça a panela e adicione o azeite ou óleo. Junte a cebola, a salsa e o alho e o frango e deixe fritar por cerca de 15 minutos. Acrescente o colorau, o louro,  e despeja água fervendo até cobrir o frango. Deixe cozinhar bem e só então acrescente as batatas até que fiquem cozidinhas, quase a desmanchar. Pode amassar algumas batatas para que a sopa fique grossinha.

Massa de Cherne

Ingredientes para 8 pessoas: 1o cebolas cortadas em meia-lua, 3 caldos knorr de peixe, 4 colheres de azeite , 1 maço de coentros, 1/2 caixinha de polpa de tomate, 12 dentes de alho inteiros, 5 dentes de alho fatiados, 1/2 pimento verde, 1/2 pimento vermelho,2 a 3 folhinhas de louro, 1 raminho de hortelã,1 colherinha (das de café) de  orégons, 1/2 kg de ameijoa vietnamita, 2 kg de cherne aos cubos grandes( tempere com sal e reserve), 16 camarões crus, piri-piri (ou molho de pimenta), 1/2 pacote de massa cotovelinhos. 

Modo de fazer: Em um tacho coloque as cebolas, os 12 dentes de alho, metade do coentro, 3 knorr de peixe e a polpa de tomate. Cubra com água, (cerca de 1 litro e 200ml mais ou menos) e deixe cozer. Quando estiver cozido desfaça parcialmente com a varinha mágica( ou mixer), mas só a ponto de engrossar o molho (não é para desfazer tudo, pois deve ter pedacinhos). Depois de feito isto, junte os pimentos vermelho e verde, o louro, os 5 dentes de alho laminados. Quando recomeçar a ferver junta o peixe ( previamente passado por água para retirar o excesso de sal) e as ameijoas. Aguarde cerca de 3 minutos e coloque a massa, os camarões e o piri-piri. Aguarde mais 5 minutos e acrescente os orégons, a outra metade dos coentros e o raminho de hortelã. Passado 1 minuto desligue o fogo e deixe apurar por alguns minutinhos antes de servir, sempre com a panela tapada. Desta forma a massa acaba por cozer completamente no vapor. Entretanto o tempo de cozedura baseia-se em não deixar o peixe se desfazer.  

Arroz de Cabidela



Ingredientes:
1 frango do campo cortado aos bocados, 1 cebola grande cortadinha, 3 dentes de alho grandes, 1 folha de louro, 1 maço de salsa cortadinha, sal, colorau, 4 colheres de azeite mais ou menos, 3 colheres de vinagre, 1 pitadinha de pimenta moída (preta), 2 xícaras de arroz lavado e escorrido( basmati, de preferencia), água a ferver q.b., sangue de frango 250 ml.

Modo de fazer: Deixe aquecer a panela e coloque o azeite, de seguida os alhos, o louro e a cebola. Imediatamente, coloque o frango, o sal e deixe fritar, por cerca de 10 a 15 minutos. Acrescente o colorau( opcional) e a salsa e misture bem. Em seguida despeja água a ferver, cerca de 1 litro e tape a panela. Deixe o frango ficar bem cozidinho e só então coloque o arroz, acrescentando água caso necessite. Quando o arroz estiver quase cozido, acrescente o sangue e a pimenta preta moída, misturado com o vinagre. Acrescente um pouquinho de água caso seja necessário, para que o arroz fique bem molhadinho. Rende 4 a 6 porções.

Seja muito bem vindo!

"Se o teu barco quizer naufragar, lembre-se de que Jesus é o mestre e Ele vem andando sobre as águas. Se acaso você tiver que enfrentar um mar de tristezas, Deus abre o mar pra você passar. Se as portas estiverem fechadas, Ele abre as janelas do Céu e derrama chuvas de bençãos sobre a tua vida!"